Digitar de maneira rápida e eficiente

Hoje em dia a presença constante de computadores e notebooks nas residências e empresas permite que as pessoas pratiquem a digitação com frequência, adquirindo certa intimidade com os teclados. Apesar disso, há quem opte por exercitar a prática de uma digitação mais eficiente, ou seja, mais rápida e sem a necessidade de estar olhando a todo instante para o teclado. Se você também deseja melhorar o seu rendimento na digitação de textos, veja as dicas a seguir.

  • Você já reparou que, no teclado, as letras F e J têm um sinal em relevo? Essas teclas são seu ponto de partida, você sempre localizará as demais a partir delas. Para digitar, posicione os dedos indicadores sobre cada uma e os polegares sobre a barra de espaço. Note que do lado esquerdo, o seu dedinho cobrirá as teclas Q, A e Z; o anelar, W, S e X; o médio, E, D e C; o indicador, R, F, V, T, G e B. Basta aplicar a mesma lógica do lado direito. A tecla Shift deve ser usada de forma cruzada: se a letra maiúscula tem de ser acessada com a mão direita, use o Shift da esquerda.
  • Para otimizar sua digitação, uma dica é iniciar seu treino da seguinte forma: olhando para o teclado, escreva seu nome usando todos os seus dedos. Faça isso repetidamente, até decorar todas as teclas do seu nome e, então, passe a escrever sem olhar para o teclado.
  • Quando estiver digitando seu nome automaticamente e de forma rápida, escolha um texto simples, curto e repita o processo: digite-o calmamente, olhando para o teclado. Quando você perceber que seus dedos já conhecem os caminhos das teclas, passe a digitar o texto sem olhar para o teclado. Não se incomode com os erros, eles diminuirão com o passar do tempo.
  • Outra dica importante é manter a postura correta enquanto você digita. Desse modo, você se sentirá confortável e poderá se concentrar melhor na velocidade e precisão da digitação.

https://www.soportugues.com.br/secoes/dicas/digitar/