BIOLOGIA

Para quem não se interessou por nada na vida além dela mesma.

O círculo representa a união e perfeição, daquilo que começa e acaba em si mesmo. A estrutura do DNA traz à tona um elemento sempre presente no cotidiano do profissional da área de biologia. A base de sua estrutura forma um espermatozóide, que fecundando o óvulo (círculo azul) dá origem a uma nova vida, com toda sua complexidade - a essência da profissão do biólogo. Fator de grande importância para qualquer ser vivo, sendo a base dos estudos biológicos, a natureza é representada pelas folhas da base do círculo.A espiral, que se encontra dentro das folhas, é o símbolo da evolução e do progresso.

(Texto original está aqui)

O curso

    O estudo da biologia se baseia nas diferentes formas de vida. desde sua origem até sua interação com o meio ambiente, passando por seu funcionamento e evolução. 

    Dentro da biologia, existem diversas áreas que podem ser seguidas. Algumas universidades formam biólogos voltados para certos campos, como: Botânica, Bioquímica, Genética. Já na UnB, Quando se forma, se tem uma visão geral de todas as áreas e, somente na pós graduação, se decide qual irá seguir. 

    O curso tem duração de 4 a 5 anos e há duas habilitações dentro do curso- Bacharelado e licenciatura- e as duas exercem funções diferentes. De modo geral, o bacharel será um pesquisador e um licenciado será um professor. Porém, é possível atuar nas duas áreas também.

    

IB-UnB

A Universidade de Brasília possui em seu campus Darcy Ribeiro o Instituto de Biologia, que conta com sete departamentos (Biologia Celular, Botânica , Ciências Fisiológicas , Ecologia , Fitopatologia, Genética e Morfologia  e Zoologia), três núcleos (Educação Científica , Ilustração Científica e Entomologia Forense) e três centros (Centro de Primatologia, Centro de Nanobiotecnologia e Centro de Biotecnologia Molecular).

Ainda, são ofertados três cursos presenciais de graduação: Biologia- Licenciatura, Biologia- Bacharel e Biotecnologia.

UAB


A universidade Aberta do Brasil tem como um dos objetivos a formação de professores da rede básica que, muitas vezes já lecionam, e a formação continuada daqueles que já são graduados. Além disso, o projeto aumenta o contato da população com o ensino, pois, como é algo não presencial, a educação conseque alcançar pessoas que antes não poderiam ter um ensino superior por faltar condições de se mudar ou de ir todos os dias a um lugar longe de sua residência. Mesmo que seja à distância, existem os polos de apoio, em que o aluno terá contato com laboratórios e tutores e com a parte prática de sua graduação.