EDUCAÇÃO

"Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção." Paulo Freire 



Os alunos responsáveis pela realização deste trabalho  sobre Educação e Altas Habilidades foram: Sínthia de Abreu Vítor (graduanda de Pedagogia), Nayany de Almeida Oliveira (graduanda de Pedagogia) e Wender Alves Pugas (graduando de Psicologia).

HISTÓRIA

O profissional com formação em História encontra-se tradicionalmente ligado à área do magistério, podendo exercer essa atividade nas escolas de ensino fundamental e médio, no caso de ter alcançado a licenciatura na graduação, ou nos estabelecimentos de ensino superior, quando portador de diploma de pós-graduação. A experiência de pesquisa e a aptidão de realizá-la com qualidade e autonomia são requisitos para a atividade acadêmica em estabelecimentos de ensino superior. 

Nos últimos tempos, entretanto, os historiadores têm encontrado formas novas de exercer suas competências. Além do ensino e da pesquisa universitária, importantes campos de atuação para o historiador são aqueles ligados aos mais variados tipos de informação: arquivos, museus, bibliotecas, administração pública, perícia técnica (demarcação de quilombos e áreas indígenas, por exemplo) etc.  [O aluno responsável pela realização deste trabalho sobre Licenciatura em Historia foi: Samuel Viana ]

Disponível em: 
 https://www.his.unb.br/en/perfil-do-curos

MATEMÁTICA

O curso forma o profissional capaz de planejar, organizar e desenvolver atividades e materiais relativos à educação matemática. O estudante aprenderá conhecimentos sobre os fundamentos da matemática, seu desenvolvimento histórico, metodologia de ensino, as problemáticas atuais no mundo globalizado e suas relações com diversas áreas.

O curso também tem o objetivo de capacitar os estudantes para o desenvolvimento da inteligência lógico-matemática, da postura crítica e da capacidade de resolver problemas, dando visibilidade social às atividades matemáticas.

Sua atuação é passível em vários segmentos compatíveis com a formação obtida no curso. Por exemplo, em bancos, instituições financeiras e consultorias, entre outros. [O aluno responsável pela realização deste trabalho sobre Licenciatura em Matemática foi: Rennan Trindade].

Disponível em:
 
https://www.projetogirassol.com.br/site/cursos/cursos_detalhes.asp?id_curso=75&id_universidade=2


PEDAGOGIA NO BRASIL

Com a sua nomeclatura tendo origem grega, peda (criança) agogé (condução), e por mais que na sua origem o público alvo seja a criança em específico, o atual cenário da pedagogia no Brasil é bem diferente da origem do nome, atuando em educação profissional, coorporativa, de jovens e adultos e outras áreas, e além disso, é tratada hoje em dia como a ciência da educação.

O surgimento da área educacional como uma ciência no Brasil se deu no século IXX com o surgimento das Escolas Normais. Até o século XVII os professores, no mundo, eram assim chamados porque tinham prática atuando como docente. Isso também aconteceu no Brasil, mas comecou a mudar a partir do momento que a processo de Industrialização que se deu na Europa pressionou para que o Império garantisse a instrução pública na sua primeira constituição trazendo com essa a legislação que tratava da formação de professores nas Escolas Normais de nível secundário que eram inspiradas no modelo francês. Autores respeitados na área educacional como António Nóvoa (1991) indicam esse como o momento da profissionalização do professor no país. A escola durante vários anos se tornou o principal eixo de formação docente desde Império até os anos 40 da república.

A pedagogia como curso superior no Brasil só começou a ser discutida o direito à Educação e a expansão do Ensino Superior. O marco para a pedagogia no Brasil, se deu com a Faculdade Nacional de Filosofia em 1939 na qual a ciência fazia parte da sua estrutura.

Apenas na LDB de 1996 foi exigida no Brasil a exigência de nível de graduação plena para o exercício profissional, inclusive nas séries inciais e nessa mesma lei aborda a Educação a Distância (EaD) como uma modalidade de educação formal favorecendo assim a formação de professores em locais que não tinham acesso a uma educação formal presencial.


Trecho baseado no texto de Almeida, Iannone e da Silva (2012) de nome Educação a Distância: oferta, características e tendências dos cursos de Licenciatura em Pedagogia. Página 279-354.

PEDAGOGIA


Pedagogia é um conjunto de técnicas, princípios, métodos e estratégias da educação e do ensino, relacionados à administração de escolas e à condução dos assuntos educacionais em um determinado contexto.

A Pedagogia estuda os ideais de educação, segundo uma determinada concepção de vida, e dos processos e técnicas mais eficientes para realizá-los, visando aperfeiçoar e estimular a capacidade das pessoas, seguindo objetivos definidos.

O curso dura em média quatro anos, com conteúdos na área de teorias pedagógicas, psicologia (educacional e desenvolvimento infantil), sociologia (o papel da educação e da instituição escolar e a dinâmica da sociedade), metodologia do ensino de disciplinas básicas (língua portuguesa, matemática e ciências naturais), legislação educacional, entre outros.

Os alunos responsáveis pela realização deste trabalho sobre Pedagogia foram: Adelaide Alves, Ana Luisa Fernandes, Bruna Santos, Carla Miranda, Jéssica Ribeiro, Omayra Cavalcante, Kamila Lima, Nayany de Almeida Oliveira, Pedro Henrique Silva e Sínthia de Abreu Vítor 

Disponível em: 


UNB a distância

A Universidade de Brasília disponibiliza os seguintes cursos na modalidade de ensino a distância: Administração, Licenciatura em Pedagogia, Música, Geografia, Artes Visuais, Educação Física, iologia, Letras e Teatro. Para saber mais detalhes clique aqui .


Polos da UNB a  distância

A Universidade de Brasília conta com vários polos espalhados pelo Brasil.

Conheça as polos clicando aqui .

Publicações de materiais 

Conheça publicações relacionadas à exzperiência de oferta dos cursos a distãncia da UnB, clicando aqui:


Conheça o Projeto Acadêmico do Curso de Pedagogia EAD

Você que está pensando na possibilidade de cursar a disciplina de Pedagogia e como a grande maioria corre contra o tempo, conheça a proposta que a Universidade de Brasília baseia este curso a distância. Para saber mais sobre o Projeto Político Pedagógico do Curso a distância de Licenciatura em Pedagogia - clique aqui . 

Visualize a Estrutura curricular do Curso: clique aqui para visualizar. 



Polos de atendimento presencial 


O curso a distância de Licenciatura em Pedagogia funciona com Polos de atendimento presencial ao estudante em vários municípios conveniados com a UnB. São eles:


Para saber mais sobre cada um dos Polos, incluindo contatos, clique aqui:


*No Estado do Acre: nos municípios de
Acrelândia - AC,
Brasiléia - AC,
 Xapuri - AC 


*No Estado da Bahia: nos municípios de Carinhanha - BA


*No Estado de Goiás: nos municípios de Águas Lindas - GO,
Alexânia - GO,
Alto Paraíso - G,
Cavalcante - GO,
 Goiás - GO

Entrevista com a professora Dra. Amaralina Miranda,  da Pedagogia Hospitalar