HELP ESTUDOS

Pra você que quer estudar pra os vestibulares da vida, sem ter que sair de casa e nem gastar o dinheiro do netflix, aqui estão algumas das melhores dicas de sites para tirar as suas dúvidas e aprender muito!

ME SALVA

Neste canal fundado pelo jovem brasileiro Miguel Andorffy em 2012, há conteúdo de ensino superior e ensino médio. As aulas contemplam todas as disciplinas com videoaulas de matemática, lógica, física, bioquímica, cálculo, química, biologia, português, entre outros conteúdos. E têm também resolução de exercícios, inclusive de simulados. Se quiser dar uma relaxada, há também vídeos de curiosidades. Por meio da plataforma Me Salva para Escolas , professores e instituições podem criar turmas online e oferecer conteúdo de apoio para os alunos.

YOUYUBE EDU

Este canal, reúne um pouco de tudo: você pode encontrar conteúdo dividido por disciplina e tema, o que facilita a busca. Há desde videoaulas propriamente ditas até resolução de questões e curiosidades. São milhares de vídeos de várias plataformas diferentes - inclusive, de algumas das que recomendamos acima. OYoutubeEdu foi lançado em novembro de 2011 pelo próprio Google, em parceria com a Fundação Lemann. São mais de 109 mil inscritos e o conteúdo é gratuito e completamente em português, com matérias do ensino fundamental e médio.

OMATEMATICO.COM

O canal do professor e engenheiro elétrico José Fernando Grings é mais uma tábua de salvação para quem não anda lá muito bem em Matemática. Ele disponibiliza videoaulas ensinando matemática e física. O conteúdo também é voltado para ensino superior e concursos, mas há bastante material para quem está se dedicando aos vestibulares. 

VEDUCA 

Desde março de 2012, o Veduca apresenta videoaulas de grandes universidades norte-americanas legendadas em português, como Harvard, Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) e Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA), além de brasileiras, como Universidade de São Paulo (USP), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e Universidade Estadual de São Paulo (Unesp). O foco do site é melhorar o acesso às aulas do ensino superior nas mais diversas áreas. Em junho de 2013, foram lançados cursos online abertos, e em outubro, o primeiro MBA em Engenharia e Inovação. Também é possível adquirir um certificado validado pelo Ministério da Educação, por meio do programa pago de certificação, oferecido pelo Centro Universitário UniSEB.

CALCULE MAIS 

Lançado em 2012, o Calcule Mais é idealizado por Vandeir Vioti dos Santos, tecnólogo de automação industrial, engenheiro eletricista e matemático. O objetivo do jovem é facilitar o acesso a educação de qualidade. São disponibilizados gratuitamente exercícios, videoaulas e provas de diversos temas da matemática. No canal do YouTube, o Calcule Mais tem mais de 29,5 mil inscritos e cerca de 6,2 milhões de visualizações. Além disso, o canal tem várias resoluções, passo a passo, de questões de Matemática do Enem.

UNESP ABERTA

A Unesp Aberta é uma plataforma online da Universidade Estadual Paulista que oferece gratuitamente formação e aperfeiçoamento em diversas áreas do conhecimento, como inglês, educação, pedagogia, química, matemática e psicologia. São cursos livres, sem assessoria pedagógica, avaliação nem certificação. Para assistir às aulas, basta criar uma conta no site. 

DESCOMPLICA

O canal do Descomplica, cursinho de aulas online, é gratuito e realiza também transmissões ao vivo. Além dos vários vídeos separados por matéria, também há os que tratam de temas de Atualidades, essencial para quem vai prestar o Enem. 

OFICINA DO ESTUDANTE

Os vídeos são realizados pelo cursinho Oficina do Estudante, contemplando todas as disciplinas. Toda semana, tem vídeo novo de cada uma das áreas. Como o conteúdo é voltado exclusivamente para o vestibular, é aposta certa!

AULALIVRE.NET

Também um portal de cursinho a distância, o Aulalivre.net oferece vídeos gratuitos na plataforma do YouTube. São pequenas dicas para cada disciplina, e também vídeos mais longos com recomendações para quem precisa fazer planejamento de estudos.

AULA DE

Mais um canal com conteúdo gratuito no YouTube, o AulaDe também possui videoaulas divididas por matéria e tema, com vídeos novos toda semana, e exercícios resolvidos. Além disso, vale a pena ficar ligado nos vídeos que tratam de temas interdisciplinares, uma ótima dica para quem vai prestar o Enem. 

e-AULAS USP

No e-Aulas da Universidade de São Paulo (USP) são disponibilizadas aulas ministradas na faculdade nas áreas exatas, humanas, biológicas e de idiomas. São mais de 1.022 horas de videoaulas gratuitas. O internauta só precisa se cadastrar no site e escolher a disciplina que quer acompanhar. Alunos da USP também podem acessar o conteúdo como complemento das aulas.

KUADRO

O Kuadro é um site que disponibiliza gratuitamente videoaulas que preparam o estudante para as provas do Enem e do vestibular. Os conteúdos são focados em matemática, física, biologia e química. Também há espaço para tirar dúvidas com os professores do site. Para acessar as videoaulas não é necessário nenhum tipo de cadastro.