Engajamento e protagonismo do aprendiz



É notório uma evolução muito grande na educação, pois destaca-se uma vertente onde é prioritário o ensino e aprendizagem adaptados as necessidades individuais do aluno. Uma das tendências para a educação, é tornar os alunos protagonistas do seu aprendizado para que aja um engajamento dos mesmos nas atividades escolares.

  1. Se mantém motivado, tem consciência de que pode transformar a realidade, o aluno passa a ser mais ativo em seu processo de aprendizagem, também a ser mais independente e autônomo.
  2. O aluno torna-se saudável. O aluno adapta-se com o que lhe é preferível, e quando focamos naquela linha de estudo, naturalmente teremos alunos mais felizes e saudáveis durante o processo escolar.
  3. Independência. O engajamento e protagonismo do aluno demandam um empoderamento, dando poder, autoridade e autonomia em decidir e agir a determinadas situações, que proporciona ao aluno a construção de sua própria aprendizagem, e assim trazendo sua independência, tornando o aluno mais consciente das suas responsabilidades, e das mudanças provocadas por ele.
  4. Há um aumento na confiança do aluno, por conta do aumento do senso de conquista, quando o aluno tem esse sentimento, cria mais confiança nos processos, aprende de forma mais aprofundada, se engajando cada vez mais e buscando as realizações pessoais.
  5. Torna alunos pensativos e com senso crítico. Os alunos são incentivados a correr atrás de assuntos que interessam a eles, os professores estão dando uma certa autonomia ao aluno a buscar o conhecimento, e assim, estimula o questionamento que levam à inquietação para encontrar e interpretar os resultados.

O papel do professor

Não se deve descartar o papel do professor nesse processo, pois o aluno precisa de alguém que o estimule, que mostre o caminho, pois muitas vezes pode se sentir desmotivado por não entender onde está o erro ou o acerto, sendo essencial o papel do professor para guiá-los e ensiná-los a lidar com as dificuldades.

Foco/Objetivo

O ensino tem que estar voltado para uma formação humana e social, e não apenas para provas, vestibulares, concursos públicos e educação que visa a inserção no mercado de trabalho.

Alunos:

  • Heloísa Helena
  • Jenyfer
  • Kamila
  • Rafael 
  • Wellingtton Keslen

Vídeos que retratam o tema

O protagonismo do estudante mediado pelo professor

O vídeo mostra duas experiências que utilizam a tecnologia na sala de aula. A primeira delas é na cidade de Indaiatuba, interior de São Paulo, onde um professor teve a iniciativa de criar, há alguns anos, um blog para a escola, que envolveu a comunidade e os alunos.

A Educação e o empoderamento dos alunos por Diego Calegari - TEDxFloripa

Que o sistema atual de ensino está defasado já é algo claro para muitas pessoas. Diego quer por em prática uma mudança, e acredita que ela passa principalmente pelos alunos

Documentário "Quando sinto que já sei"

Registra práticas educacionais inovadoras que estão ocorrendo pelo Brasil. A obra reúne depoimentos de pais, alunos, educadores e profissionais de diversas áreas sobre a necessidade de mudanças no tradicional modelo de escola.