Engajamento e protagonismo do aprendiz
É notório uma evolução muito grande na educação, pois destaca-se uma vertente onde é prioritário o ensino e aprendizagem adaptados as necessidades individuais do aluno. Uma das tendências para a educação, é tornar os alunos protagonistas do seu aprendizado para que aja um engajamento dos mesmos nas atividades escolares.
- Se mantém motivado, tem consciência de que pode transformar a realidade, o aluno passa a ser mais ativo em seu processo de aprendizagem, também a ser mais independente e autônomo.
- O aluno torna-se saudável. O aluno adapta-se com o que lhe é preferível, e quando focamos naquela linha de estudo, naturalmente teremos alunos mais felizes e saudáveis durante o processo escolar.
- Independência. O engajamento e protagonismo do aluno demandam um empoderamento, dando poder, autoridade e autonomia em decidir e agir a determinadas situações, que proporciona ao aluno a construção de sua própria aprendizagem, e assim trazendo sua independência, tornando o aluno mais consciente das suas responsabilidades, e das mudanças provocadas por ele.
- Há um aumento na confiança do aluno, por conta do aumento do senso de conquista, quando o aluno tem esse sentimento, cria mais confiança nos processos, aprende de forma mais aprofundada, se engajando cada vez mais e buscando as realizações pessoais.
- Torna alunos pensativos e com senso crítico. Os alunos são incentivados a correr atrás de assuntos que interessam a eles, os professores estão dando uma certa autonomia ao aluno a buscar o conhecimento, e assim, estimula o questionamento que levam à inquietação para encontrar e interpretar os resultados.
O papel do professor
Não se deve descartar o papel do professor nesse processo, pois o aluno precisa de alguém que o estimule, que mostre o caminho, pois muitas vezes pode se sentir desmotivado por não entender onde está o erro ou o acerto, sendo essencial o papel do professor para guiá-los e ensiná-los a lidar com as dificuldades.
Foco/Objetivo
O ensino tem que estar voltado para uma formação humana e social, e não apenas para provas, vestibulares, concursos públicos e educação que visa a inserção no mercado de trabalho.
Alunos:
- Heloísa Helena
- Jenyfer
- Kamila
- Rafael
- Wellingtton Keslen