Educação e Tecnologia

As tecnologias já são relaidade em diferentes áreas e a Educação não fica de fora. Entretanto as formas de utilização ainda tem sido bastante discutidas, assim como há muitas ferramentas em testes e desenolvimento.

Um estudo interessante dessas novas tendêcnias pode ser encontrado no artigo A mudança nas formas de ensinar e aprender na era digital, de Juan Ignazio Pozo e Carlos de Aldama.

Disponível em: https://www.grupoa.com.br/revista-patio/artigo/9903/a-mudanca-nas-formas-de-ensinar-eaprender-na-era-digital.aspx

  • "Se o conhecimento não é um fim em si mesmo, mas o meio para construir competências nos alunos, as TICs são ferramentas extraordinariamente poderosas e um espaço para construir uma nova cultura de aprendizagem."
  • "Será que algo realmente mudou nas formas de ensinar e aprender na era digital?" 

Atualmente se fala muito na autonomia em apredender, conheça mais em Aprender a Aprender e Aprender ao longo da vida.

O uso de mapas conceituais está sendo cada vez mais utilizado para auxiliar o aprendizado, abaixo você encontra aplicativos que auxiliam o aluno no desenvolvimento dessas ferramentas.

7 Aplicativos gratuitos e tutoriais para criar Mapas Conceituais

Organizar e relacionar os dados graficamente ajuda a compreender e a reter das informações. É uma metodologia que contribui para a aprendizagem significativa.

SHARE ON: Da Redação - 19 de junho de 2015

Os mapas conceituais, desenvolvidos na década de 1970, servem para representar o conhecimento de forma gráfica, mostrando um conjunto de ideias e as relações entre elas. Esse recurso ajuda a compreensão e a retenção das informações, contribuindo para a chamada "aprendizagem significativa".

Para saber mais, consulte o Grupo de Pesquisa Mapas Conceituais, da Universidade de São Paulo (USP).

E para usar essa ferramenta em suas aulas, confira os tutorias e os aplicativos gratuitos disponíveis na web.


APLICATIVOS GRATUITOS

1. CmapTools
A ferramenta, gratuita, permite abrir caixas com as ideias soltas e depois criar os vínculos entre elas. Tem interação com internet.

2. Mindomo
Ferramenta gratuita. Cria apresentações automaticamente, a partir dos mapas que podem ser compartilhados em qualquer dispositivo. Permite trabalho offline.

3. MindMeister
Para usar esse app é preciso se registrar, mas o uso é gratuito. Existe uma versão mais completa, paga. Permite compartilhar o mapa ou exportá-lo. Funciona offline.

4. Mapa Mental
Oferece espaço ilimitado para os mapas, que se organizam, de forma manual, arrastando-se e soltando-se os ícones. Permite personalizar tanto a forma como o fundo e o estilo de texto. App gratuito, disponível para Android.

5. SimpleMind+
Gratuito. Fácil de usar, com possibilidade de arrastar, reordenar e editar os assuntos diretamente nas páginas do mapa. Tem versão pega, com mais funcionalidades. Os documentos podem subir para a nuvem e ser acessados de diversos dispositivos pelo Dropbox.

6. MindMaple
Tem versão gratuita e paga. A interface é muito intuitiva e permite inserir notas, links, imagens em cada quadro.

7. MindBoard Classic
Permite que se escreva no teclado e com o dedo. Para evitar toques indesejados, tem detector da palma da mão. Oferece vários pincéis e cores e permite exportar os mapas em PDF.

Fonte: Educación 3.0

COMO FAZER

Aprenda, aqui na Wiki How, 3 formas de fazer um Mapa Conceitual.

E assista aqui um vídeo tutorial, postado no Youtube por Ademir Pinhelli Mendes.

SHARE ON: Da Redação - 19 de junho de 2015


SEU TÍTULO

Aqui é onde o seu texto começa. Basta clicar e começar a escrever. Quae ab illo inventore veritatis et quasi architecto beatae vitae dicta sunt explicabo nemo enim ipsam voluptatem quia voluptas sit aspernatur aut odit aut fugit sed quia consequuntur magni dolores.