REI DA DERIVADA E SUMMAÊ

Cálculo I é uma das matérias principais do curso de Computação (assim como de todas engenharias) e também uma das que mais reprovam. Foi visando resolver esse problema que surgiu o Rei da Derivada, 300 e Summaê.

Uma forma dinâmica, prática e criativa de aprender: O professor Ricardo Fragelli inovou no ensino de Cálculo na UnB do Gama (FGA) com a "olimpíadas de derivada" intitulada de "Rei da Derivada": Os alunos aprendem em um dia o que tradicionalmente demorava meses. Em dupla, resolvem questões em um tempo limite e mesmo quem não ganha a competição acaba ganhando conhecimento e entendendo a matéria. Sucesso no país inteiro, o Rei da Derivada já se espalhou para diversos cursos pelo país a fora. Fragelli é convidado a palestras em vários cantos do país para falar sobre seu mais novo modelo de educação

Além do Rei da Derivada. Fragelli criou e organiza o Summaê (competição de Integrais, "integrando com chapéu"), que tem virado febre no país: não basta saber cálculo, é preciso saber calcular com estilo. No Summaê cada aluno deve usar um chapéu ao entrar no auditório numa competição divertida com direito a encenação de teatro, comédia e "entidades" (monitores vestidos de monstro que estão ali para assutar e cuidar do evento). Esses dois eventos aliados a metodologia de ensino 300 (também criada por Fragelli) conseguiram uma redução drástica na porcentagem de reprovados, porcentagem esta que costuma beirar os 77,5% nos cursos tradicionais de Cálculo. Com fragelli o índice de aprovação subiu para 95% e fez com que o índice de reprovação caísse de 50% para 5% no último semestre de 2015, progressos que vem sendo mantidos nos anos posteriores. 

O sistema 300 + Rei da Derivada + Summaê alegra e motiva o aluno e o faz de fato aprender o conteúdo, incentiva a interação e cooperação entre os colegas e faz com que o velho drama das altas reprovações em cursos tradicionais de Cálculo I seja convertido em aprendizado e produtividade.

Abaixo um vídeo de ensino alternativo do professor Fragelli

https://www.youtube.com/watch?v=PBE_-KDukN8

Inova Mente

     Canal jovem de curiosidades de exatas explicadas de um jeito legal para alunos de artes e humanas! Aqui você vê curiosidades básicas de computação e engenharia, engenharia para adolescentes e crianças! Curiosidades para curiosos (e apenas as partes legais). Programa Inova Mente, da equipe NoobTV (programa de TV de curiosidades básicas de Computação), que compõem, junto com outros, a TV EaD. TV EaD é um projeto da professora Leda, professora da UnB (Universidade de Brasília). Conheça a UnB do Gama, um campus da Universidade de Brasília só para as engenharias! (engenharia eletrônica, aeroespacial, de software, automotiva e de energia). Inscreva-se! ( https://www.youtube.com/channel/UC9rwDe4zYvVZBEi_VVEHR7g )

Entrevista Com Fragelli

Ele simplesmente inovou a educação em todo o país. Ele é famoso por isso. Suas aulas são divertidas, produtivas e dinâmicas. Estamos falando do Fragelli, professor de Cálculo da UnB (Universidade de Brasília). Será como o Fragelli conseguiu fazer isso? Afinal de contas: o que ele fez? (este é um trabalho da disciplina Educação à Distância da UnB, que compõe a EaDTV, um projeto da professora Leda - pioneira na área). Veja a entrevista em vídeo aqui: https://youtu.be/v_fjABvNh-E

Abaixo, a entrevista transcrita:

"Ronaldo: - Professor!

Fragelli: - Diga!

Ronaldo: - Porque suas metodologias de ensino se tornaram tão famosas pelo Brasil e por que conquistaram outros cursos, inclusive de ensino fundamental e de humanas?

Fragelli: - Eu creio que é o principal, o que motiva essas metodologias é o cuidado pro aluno, o cuidado do aluno e cuidado com o ser humano.  Eu creio que.. Nós temos dificuldades que outras pessoas também têm...Em novos contextos. E nós acreditamos que nossos estudantes, eles são capazes não simplesmente de aprender, mas aprender ensinando. 

Então essas nossas metodologias elas focam muito na aprendizagem ativa e colaborativa. Eu creio que esses resultados, esse cuidado do ser humano. Acho que é o que tem incentivado E inspirado novos colaboradores

Ronaldo: - OK, Cite progressos e momentos memoráveis em sua trajetória de inovar o ensino no país.

Fragelli: Eu creio que ... Eu nunca fui um professor muito tradicional, né? Eu, quando eu entrei na Universidade de Brasília eu era estudante e na segunda já no segundo ano eu não queria ser sustentado mais pelos meus pais. Eu comecei a dar aulas particulares. O meu objetivo,  que me provocava,  não era fazer a pessoa tirar dez ... é que ela se apaixonasse pela ciência  

Eu creio que nesses primeiros momentos como professor.. Creio que ali foi a semente onde tudo ficou mais profícuo em mim em termos de aprendizagem e ensino. As metodologias quando começaram a fazer sentido pra outras pessoas é quando os próprios colegas professores começaram a aplicar essas metodologias.

Ronaldo: - Sim. O que é 300? Rei da Derivada?  Summaê ? E em qual contexto surgiram?

Fragelli: - Rei da Derivada é baseado na ideia de que quando o professor resolve uma questão em sala de aula ele está desperdiçando uma oportunidade singular, uma oportunidade de aprendizagem pelo erro. Os alunos vão ao quadro, existe um espaço de possibilidades muito melhor. O alunos eles erram e acertam e aprendem com os erros e acertos do grupo.

O Rei Da Derivada começou em 2003 em sala de aula e em 2007 se tornou um evento. Não foi.. Não iniciou na universidade de Brasília mas iniciou também num momento de dificuldades onde eu dava aula num curso onde as pessoas tinham ...necessitavam de maior motivação nas aulas, então nós largamos o contexto da aula tradicional e invertemos a sala de aula os alunos é que vão ao quadro resolver questões 

O Summaê já surgiu na Universidade de Brasília.  O Summaê é uma atividade bastante lúdica, bastante criativa, onde quem propõe as questões são os estudantes e o fazem por meio de vídeos criativos. São atividades onde o ambiente é bem diferenciado, os alunos e todos professores vão com chapéus uma atividade bastante lúdica e também é feito em diversos estados, diversos cursos, tanto na educação básica quanto na educação superior e na forma de educação de diversas áreas do conhecimento, não só em exatas.

E o 300 é a nossa metodologia, dessas três, mais recente ...surgiu em 2013,  com a ideia de que:  "será que nós estamos dando o apoio necessário pra cada um dos estudantes ou estamos nos preocupando percentualmente com nossa turma?"  Então uma coisa que não aproveitamos em sala de aula  é a colaboração entre os estudantes é saber que o nosso estudante é capaz de ensinar e ensinando ele aprende muito mais.

Os nossos alunos que são bons em rendimento ...eles se tornam excelentes, ajudando outras pessoas que ainda não atingiram esse patamar de excelência acadêmica e os nossas estudantes que tinham baixo rendimento, eles se tornam excepcionais.

Ronaldo: - Obrigado!"

Mais Sobre

Metodologia dos Trezentos com detalhes, explicada pelo próprio Fragelli. 


Jogo do "É Tão Lindo", para ensinar Matemática às crianças

Trezentos - Águias que cantam com Ricardo Fragelli - Segundo a descriçao do vídeo: "É possível fazer uma educação significativa para cada um dos 300 alunos de uma turma de Cálculo? O Professor Fragelli mostra que sim! A partir de uma nova perspectiva e com projetos inovadores é possível superar os empecilhos do sistema tradicional, que apresenta altos índices de reprovação. Mais ainda, a educação pode ser usada como uma ferramenta para formar não somente profissionais, como também cidadãos que amam e ajudam o próximo.

Formado em Engenharia Mecânica, com Mestrado e Doutorado em Ciências Mecânicas pela UnB, é professor Adjunto da UnB dos cursos de Engenharia da Faculdade UnB Gama e do Mestrado em Design do Departamento de Design Industrial, onde orienta pesquisas na área de design de interação em ambientes educacionais. Com uso de tecnologia no ensino de Ciências e suas metodologias inovadoras de ensino como o Rei da Derivada, Trezentos e Summaê, recebeu oito prêmios nacionais sobre o Ensino de Ciências de Instituições renomadas como MEC, CAPES e ABED.
This talk was given at a TEDx event using the TED conference format but independently organized by a local community. Learn more at https://ted.com/tedx" 

Par ou Ímpar universitário: cada um fala uma função trigonemétrica para o outro derivar e o que derivar certo primeiro, ganha.

Reportagem da Globo sobre o Summaê na FGA (UnB do Gama)

Rafinha Bastos ditando uma integral pra gente resolver (vídeo do Summaê)

Vídeo do Summaê: Hitler não vai bem em Cálculo 1

Video do Summaê: Integre sua vida à engenharia!

Vídeo do Summaê como astronauta brasileiro passando uma integral para o pessoal da UnB do Gama fazer

Música de composição de Fragelli que costuma ser a abertura oficial do Rei da Derivada.

7º Summaê de Integrais da UnB do Gama. O "batman" era o professor Fragelli. Eu (Ronaldo) estava lá. Foi muito divertido!