RESUMO DO GRUPO APRENDER A CONVIVER

A convivência é fundamental para o ser humano, é através dela que os laços são formados e as relações são fortalecidas. Em tempos como hoje no qual a tecnologia se faz presente, existem muitos ambientes digitais que podem contribuir com esse aprendizado de convivência, pois através deles as pessoas se mostram mais dispostas a dizer o que sentem e sobre o que acreditam. Porém, deve-se desenvolver a empatia, um olhar ao próximo, respeitando as diferentes opiniões e ideias que se divergem nesse mundo interativo.

É na escola que temos um maior contato com essas diversidades, sendo assim, o papel dos educadores é primordial, pois, eles devem saber compreender o próximo e desenvolver em outras pessoas a percepção de interdependência. A interdependência que vai ser trabalhada com a administração de conflitos, a participação de projetos comuns e trabalhar o ter prazer no esforço comum. O professor deve incentivar os seus alunos a trabalharem entre si, com práticas individuais e em grupo e assim desenvolvendo um ambiente sociocultural para seus educandos.

O professor deve ser referência ao aluno com o seu modo de agir, através do seu contato de relação de igual, onde o aluno possa ser ouvido e respeitado, assim, ele aprenderá a conviver com os seus demais tendo tolerância e união e isso não só no seu ambiente escolar, mas em todos os espaços da sociedade.

O aprender a conviver não é uma tarefa fácil, não é uma receita de convivência pacífica, mas um marco de mudança educacional que visa à gestão de conflitos, fazendo um ambiente educacional onde o exercício da aceitação ao diferente é diário.

Aceitando as diferenças e aprendendo a conviver

O ser humano costuma estranhar o novo e às vezes rejeitá-lo. Mas no que tange à convivência, precisamos lidar com as diferenças de cada um para que o cotidiano seja mais agradável. Estes passarinhos bem que quiseram ignorar um novo colega no grupo e zombá-lo pelo seu jeito diferente, mas veja o que acontece e tire uma lição desta ilustração.

Alunos:

  • Danilo
  • Gil
  • Kamila
  • Rafael
  • Wellingtton Keslen