Entrevista com a Profª Drª Letícia Lopes Leite

Géssica Neves Sodré da Silva

Danilo Yuji Fujuda

30/11/2017

A profª. Letícia Lopes Leite possui graduação em Informática pela PUCRS (1997), mestrado em Ciência da Computação pela UFRGS (2000) e doutorado em Ciência da Computação pela PUCRS (2012). Foi professora da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul no período de 2001 a 2015, onde orientou trabalhos de conclusão de curso de graduação e de pós-graduação e participou de grupos de pesquisa nas áreas de Informática na Educação e de Interação Humano-Computador. Atuou como gerente e coordenadora de cursos de extensão e especialização a distância, junto à PUCRS Virtual. Na Pró-Reitoria Acadêmica da PUCRS ocupou os cargos de Coordenadora de Ensino e Coordenadora de Desenvolvimento Acadêmico, tendo dentre suas atribuições a elaboração da política da modalidade semipresencial da Universidade, a coordenação de projetos de pesquisa na área de tecnologias educacionais, a gestão do processo de inovação dos cursos de graduação e dos processos de capacitação docente e discente. Coordenou o Projeto LabsMóveis, vencedor do Prêmio Inovação em Educação (SINEPE/RS), categoria Gestão Pedagógica (2014). No período compreendido entre julho de 2015 e maio de 2016 coordenou os cursos de Bacharelado em Sistemas de Informação e Tecnólogos em Redes de Computadores, em Sistemas de Telecomunicações e em Sistemas para Internet, da FACIPLAC/DF. Atualmente, é professora adjunta do Departamento de Ciência da Computação da UnB.

Disponível em: https://lattes.cnpq.br/5391157899861763; Acesso em: 04 de Dezembro de 2017


Nessa entrevista, falamos com a Profª Drª Letícia Lopes Leite acerca do Pensamento Computacional. O tema, que tem estado em destaque nos últimos anos devido a sua importância, pode ser definido a partir do que o seu desenvolvimento nos permite fazer:

O Pensamento Computacional nos permite, a partir de um problema complexo, entender o que é o problema e desenvolver possíveis soluções. Nós podemos, então, apresentar essas soluções em uma forma que um computar, uma pessoa, ou ambos possam entender. (Bitesize - Introduction to computational thinking)

A seguir apresentamos a entrevista que teve como objetivo conhecer mais o Pensamento Computacional e despertar o interesse para o tema.