CONCEITUAÇÃO EAD

A Educação á Distância necessita de um currículo construído de forma a atender as necessidades daqueles estudantes dessa modalidade. Nesse modelo, como os encontros presenciais são poucos, ou as vezes não há nenhum, as necessidades dos estudantes devem ser atendidas utilizando diferentes metodologias, professores prontos para tirar dúvidas, um bom material de estudo online, fóruns de discussões que fomentem debates reflexivos e um currículo preparado para a realidade desse aluno EAD.

Como o tempo e o espaço na EAD é completamente diferente do que na modalidade presencial, o aluno e professor devem estar cientes da sua responsabilidade nesse processo, assim como é necessário que o curso forme maneiras de diminuir a distância entre o estudante, o conteúdo e professor. Desta forma, não estar junto fisicamente não será um problema, fazendo com que a EAD seja uma boa solução para aquele aluno que busca um ensino mais independente atrelado aos seus interesses.

No meu caso, ir e voltar da universidade para uma aula me demanda muito tempo, que poderia estar sendo investido em leituras e estudos, além de ser cansativo por eu trabalhar e estudar. Portanto a EAD é uma grande solução para alunos que trabalham e estudam pois o estudo será feito no seu tempo e no conforto de sua casa.

Hoje a globalização permitiu um maior acesso ás informações, consequentemente a tecnologia fornece diversos recursos que, se bem utilizados, são grandes ferramentas no processo de ensino e aprendizagem. A tecnologia nos permite a criação de fóruns na internet, onde podemos discutir com diversas pessoas, com diferentes pensamentos, o que ajuda no nosso processo reflexivo. A internet permite também acesso a diversos assuntos, de diferentes pontos de vista, e permite que busquemos assuntos do nosso real interesse, o que nos auxilia a encontrar um ensino verdadeiramente significativo. Assim, é imprescindível que usemos essas ferramentas como recursos em prol da educação.

Considero que a EAD é uma modalidade que vai vir a se expandir ainda mais, pois é o caminho de um ensino mais significativo, flexível de acordo com as necessidades e interesses dos alunos e que vai de encontro com a globalização do mundo. No meu caso, considero que a EAD seria uma ótima solução para minha vida corrida, já que trabalho e estudo, demoro para me locomover até a universidade e gosto de estar sempre pesquisando assuntos de interesses.

Mas para que a EAD seja um bom caminho, sei que é preciso melhorar a disciplina em manter os estudos em dia, entrar em contado com novas informações e participar de fóruns, que é ótima ferramenta para compartilhar interesses. Desta forma, é necessário que o aluno entenda o seu papel no processo de ensino-aprendizagem e responsabilize-se por ele.

Nathalia Coelho - 13/0128171 Turma B


O que é Educação a Distância?

Também conhecida como EAD, a educação a distancia é uma alternativa de ensino-aprendizagem que visa promover o conhecimento por meio da interação virtual. Separados por tempo e espaço, a relação entre aluno e professor se dar por meio de uma tutoria. Quanto maior o avanço tecnológico, maior será a acessibilidade das pessoas a essa modalidade de ensino.

De acordo com o professor pesquisador José Moran, a educação a distância pode ser definida como:

"Ensino/aprendizagem onde professores e alunos não estão normalmente juntos, fisicamente, mas podem estar conectados, interligados por tecnologias, principalmente as telemáticas, como a Internet. Mas também podem ser utilizados o correio, o rádio, a televisão, o vídeo, o CD-ROM, o telefone, o fax e tecnologias semelhantes." (MORAN, p. 1, 1994).

Tendo muitos aspectos positivos, mas também negativos a educação a distância funciona hoje como um grande meio de proliferação do conhecimento, porém ainda é alvo de muitas criticas. E você, o que acha desta modalidade de ensino? Ela tem mais aspectos positivos ou negativos?

Quer saber mais, acesse conteúdos nos sites aqui sugeridos:

https://www.estudiosite.com.br/site/educacao-a-distancia/educacao-a-distancia-no-brasil/

https://www.estudiosite.com.br/site/educacao-a-distancia/5-pontos-negativos-da-educacao-distancia-ead-no-brasil/

https://www2.eca.usp.br/moran/wp-content/uploads/2013/12/dist.pdf

https://www.ead.com.br

Karen Elen Turma B