EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NA UnB

Cursos a Distância

A UnB tem uma história de pioneirismo em iniciativas de educação a distância no ensino superior brasileiro. No projeto original de 1961, o emprego das tecnologias na educação de forma democrática e criativa já estava previsto. Em 1979, a instituição assinou convênio com a Open University da Inglaterra para ofertar vários cursos de extensão na modalidade a distância. O convênio se estendeu até 1985, mas, ao longo desses trinta anos, a Universidade vem incorporando a educação a distância a sua estrutura pedagógica, seja utilizando as tecnologias para apoiar a educação presencial ou para a oferta de cursos de graduação, pós-graduação e extensão na modalidade a distância. A seleção dos estudantes é feita por vestibular.

Entretanto, apenas a partir de parcerias com o Ministério da Educação que a UnB passa, efetivamente, a atender de forma ampliada e regular as demandas de formação superior a distância. Entre essas parcerias, que iniciaram nos anos de 2005 e 2006, encontra-se o Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB). A Universidade Aberta do Brasil é um sistema integrado por universidades públicas que oferece cursos de nível superior para camadas da população que têm dificuldade de acesso à formação universitária, por meio do uso da metodologia da educação a distância. Além disso, incentiva a colaboração entre a União e os entes federativos e estimula a criação de centros de formação permanentes por meio dos polos de apoio presencial em localidades estratégicas. Os polos oferecem a infraestrutura física, tecnológica e pedagógica para que os alunos possam acompanhar os cursos a distância.

A Universidade de Brasília oferece os seguintes cursos de graduação a distância:

- Licenciatura em Artes Visuais
- Licenciatura em Biologia
- Licenciatura em Educação Física
- Licenciatura em Geografia
- Licenciatura em Letras
- Licenciatura em Música
- Licenciatura em Pedagogia
- Licenciatura em Teatro
- Bacharelado em Administração Pública

Diretoria de Ensino de Graduação a Distância

Por meio da linhas do tempo abaixo é possível ver as mudanças da Educação a distância da UnB e da Faculdade de Educação da UnB

Linhas  do tempo desenvolvida por alunos da disciplina de educação a distância da FE/UnB do primeiro semestre de 2017 - Por Anira Carolina Meneses, Larissa Corrêa, Laura Beatriz Sousa, Lorena Bastos, Omayra Cavalcante e Vinícius Aguiar

UnB a distância

   A Universidade de Brasília vem oferecendo cursos a distância desde a década de setenta [extensão, especialização, graduação], o que possibilitou a constituição de equipes em muitas áreas do conhecimento, desenvolvidas por Institutos, Faculdades, Órgãos e setores da Universidade.  Essas iniciativas têm sido possíveis por meio de parcerias estratégicas com setores governamentais, organismos e instituições nacionais e internacionais.

Universidade Aberta do Brasil (UAB)

O que é a UaB?

A Universidade Aberta do Brasil é um sistema integrado por universidades públicas que oferece cursos de nível superior para camadas da população que têm dificuldade de acesso à formação universitária, por meio do uso da metodologia da educação a distância. Prioritariamente, os professores que atuam na educação básica da rede pública são atendidos, seguidos dos dirigentes, gestores e trabalhadores em educação básica dos estados, municípios e do Distrito Federal. 

Como funciona?

O Sistema UAB funciona como articulador entre as instituições de ensino superior e os governos estaduais e municipais, com vistas a atender às demandas locais por educação superior.

Essa articulação estabelece qual instituição de ensino deve ser responsável por ministrar determinado curso em certo município ou certa microrregião por meio dos polos de apoio presencial.

Fonte: https://www.capes.gov.br/component/content/article?id=7837&


A UAB nos Estados

O Sistema UAB é constituído por três partes:

  • O governo federal financia, permite a abertura e avalia os cursos, a produção de material e outros insumos.
  • As instituições públicas de ensino superior (IPES) têm, dentre outras atribuições a de construir e oferecer os cursos, produzir recursos educacionais, manter os sistemas de interação, selecionar alunos e conduzir avaliação.
  • Os municípios e estados que são responsáveis pelos polos de educação presencial, localizados em diversos municípios do Brasil. Estes devem oferecer apoio administrativo e acadêmico aos alunos, ser equipado com laboratórios de computadores em rede, com acesso à Internet, contar com salas para encontros presenciais e laboratórios para realização de tutorias experimentais, espaços pedagógicos para os estágios supervisionados e outras estratégias.

Atualmente, a UAB conta com a participação de mais de 100 IPES e polos em mais de 600 cidades. Para acesso ao projeto de pesquisa sobre a Universidade Aberta do Brasil que mostra os polos e núcleos, clique no endereço abaixo.


A partir de 2005, com a criação da Universidade Aberta do Brasil, essa parceria possibilitou a oferta de cursos de graduação e especialização a distância.    

Cursos a distância na UnB

Conheça os cursos oferecidos, as formas de ingresso e mais informações sobre os diversos cursos a distância oferecidos pela UnB clicando aqui .

A Universidade de Brasília conta com vários polos de atendimento presencial ao estudante espalhados pelo Brasil. Para conhecer o polos da UnB a distância e saber mais informações sobre estes, clique aqui .